Por Que Adolescentes Tem Ídolos?

Ter um ídolo não é totalmente exclusivo de quando passamos pela fase da adolescência, mas os ídolos são fundamentais para o jovem que passa por essa fase. A criança quando passa para a fase adolescente passa por um período em que eles precisam encontrar a sua própria identidade e serem independentes, fazendo oposição com sua fase criança.

A busca da identidade começa devagar e a primeira etapa é procurar um grupo social para se integrar e, depois, se espelhar em outras pessoas: os ídolos. A própria necessidade de ter um ídolo para o adolescente está ligada a aceitação em seu grupo de amigos. Além, claro, de toda a influência do capitalismo para esses jovens. Os ídolos representam tudo que um adolescente “deve” almejar: fama, dinheiro, beleza e todos os objetos de desejo da moda atual.

Com seus sonhos sendo materializados em seu ídolo, o adolescente consegue acreditar que há a possibilidade de chegar até lá. Então, é normal esses jovens usarem seus ídolos como objetivo de vida para se espelhar. Se essa idolatria for saudável e não atrapalhar no rendimento do adolescente, ter um ídolo pode ser uma coisa positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *