Por Que A Urina É Amarela?

A cor amarelada é uma característica natural da urina, além do sabor salgado que ela tem. A explicação médica é que a formação da sua cor típica tem origem na função orgânica de se livrar de substâncias nocivas à saúde. Os componentes dela são: amônia, bilirrubina que são substâncias presentes no sangue.

Um órgão muito importante deste processo para a formação da urina são os rins.

Eles funcionam como filtros e são responsáveis pela limpeza sanguínea e também por converter a amônia em ureia e bilirrubina em outra substância chamada urobilinogênios que dão a tonalidade amarelada.

Todos os líquidos ingeridos são destinados aproveitados ao máximo e filtrados pelos rins. Por exemplo, se a cor está amarela escura é bem provável que o consumo de água seja baixo. Algumas situações adversas dentro do organismo podem mudar a tonalidade da urina como: consumo de alimentos como beterraba, uso de medicamentos, indícios de que alguma doença está aparecendo como necrose tubular, uropatia, endocardite, hepatite, câncer de próstata e prostatite crônica. Além da tonalidade elas alteram o cheiro que fica forte e desagradável.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *