Por Que A América Se Chama Assim?

As versões que se tem sobre a origem do nome do continente americano são muitas. A primeira delas de acordo com os relatos históricos advém de uma homenagem feita ao italiano chamado Américo Vespúcio que nasceu no século XIV.

Os relatos apontam que ele foi o primeiro navegador a afirmar e a espalhar que havia chegado nas terras da América.

Baseado nas descrições feitas durante seu trajeto. As suas declarações ganharam repercussão notória na Europa e foram reconhecidas por várias pessoas.

Américo faleceu em 1512 sem saber que seu nome fora homenageado.

Por outro lado, historiadores investigaram com mais afinco e descobriram uma nova informação que contrariava a versão descrita no parágrafo anterior.

Ao invés de Américo Vespúcio seria Cristóvão Colombo o primeiro a apontar em terras americanas precisamente onde hoje chamamos de América Central.

Colombo havia pensado que estava nas Índias. Por isso, por ter se equivocado geograficamente e seus cálculos haviam dado errado, mas ele já havia chegado por aqui.

O fato de ter se enganado, Cristóvão Colombo, perdeu o mérito de ter sido reconhecido e ter tido seu nome dado ao continente. E coube ao Américo Vespúcio ter tido seu nome dado ao novo mundo ou conhecida como terras do Américo, como outrora era chamada.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *