Por Que Os Japoneses Comem Com Palitinho?

Os hashis, ou como são comumente chamados “palitinhos”, são a versão oriental dos talheres que usamos no Brasil, e são usados não só no Japão, mas também na China, nas Coreias e no Vietnã. Podem ser produzidos com bambu, plástico, e até marfim ou prata.

Eles começaram a ser usados na China há 2500 anos. Nessa época, eram servidos pratos comunitários e as pessoas comiam usando as mãos, o que acabava se tornando anti-higiênico. Os hashis surgiram como se fossem uma “extensão” dos dedos, para que houvesse mais higiene durante as refeições. Além disso, os alimentos eram servidos em pedaços pequenos, o que possibilitou o uso dos palitinhos. Eles eram servidos assim porque os chineses achavam que era falta de educação fazer com que seus convidados tivessem o trabalho de cortar um alimento como peixe ou frango que fosse colocado à mesa inteiro.

Depois de serem usados por muitos anos na China, no século VII, alguns mensageiros chineses levaram a ideia até o Japão. No começo, apenas a família real adotou o costume, que um tempo depois acabou conquistando toda a população japonesa.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *