Por Que Temos Medo De Lugares Altos?

Conhecidas por acrofobia ou larofobia é o pânico de se expor ou estar em determinados lugares altos. As reações são mais adversas quando pessoas que sofrem desta fobia se encontram nestes ambientes.

Não é considerada fobia quando a sensação fica para si de medo ou insegurança. Porém, passa a ser irracional quando ocorre diante do simples fato do indivíduo ficar nervoso ao se dirigir a qualquer lugar mais elevado como: janelas de prédios, sacadas e lajes mesmo estando protegidos por grades ou vidros espessos.

Os sintomas mais comuns são vertigens, vômitos, falta de ar e ataques de ansiedade. Os casos mais extremos de portadores de medo de altura já foi registrado quando algumas pessoas ao subirem em escadas rolantes, ladeiras, escadas comuns e terem a sensação de estarem sidas puxadas para baixo. Em determinadas situações alguns indivíduos ficam paralisados e perplexos e não enxergam uma forma de saída naquele local.

Não existe uma só forma de tratamento para esta repulsa. O que se recomenda às pessoas que sofrem desta aversão é fazer terapias cognitivas, técnicas de relaxamento e tentar vencer o medo subindo a lugares gradativamente altos até se sentirem mais seguros. Aumentar a altura conforme vai ficando mais confiante e se acalmar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *