Por Que Temos Medo Da Morte?

Todos nós sabemos que a morte é a ordem natural das coisas, que ela vai acontecer para todo ser vivo, que não seremos eternos, que por mais que a medicina avance não se tem encontrado um remédio que retarde esta terrível certeza: de que todos vamos morrer!

Algumas pessoas passam boa parte da sua vida pensando e se preparando para quando chegar este momento. Alguns creem que a morte é uma passagem, é uma etapa para outro processo evolutivo e divino. Muitas religiões falam da morte como o fim ou o começo para o homem.

Quem nunca sentiu medo ou pânico ao pensar como seria sua morte? Muitos até se preparam e deixam enormes testamentos e pedidos para serem realizados para quando chegar a fatídica hora. Muitos vivem aprisionados e com receio de que a qualquer instante esse momento chegue e não esteja preparado devidamente.

Muitos pesquisadores e estudiosos sobre o processo da morte afirmam que o mal que assola o homem quando ele pensa em morrer é uma espécie de “ansiedade mortífera”. Apesar dos inúmeros livros e artigos escritos ao longo dos anos há quem prefere não pensar e nem imaginar como seria sua morte.

Há quem diga que não tem medo de morrer, mas de como irão ficar as pessoas amadas, entes queridos quando eles partirem. Isso preocupa muito mais às pessoas que já tem filhos e família constituída. Se eu morrer como ficarão meus filhos? Meu esposo? Minha esposa? Meus pais, etc. E eu serei lembrado? Isto, também preocupa muito quando se pensa em morrer.

A vida humana é muito frágil e efêmera e cabe a cada um fazer e viver da melhor maneira buscando seus ideais e não ser paranoico em pensar excessivamente em algo que sabemos que nos espera no futuro. Discernimento e serenidade para aceitar as coisas que não se podem mudar, este é o lema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *