Por Que Temos Medo Ao Desconhecido?

Sentir medo do que não conhecemos é mais comum do que pensamos. E tentar descobrir o que tem por trás dele é mais ainda desafiador. Esta sensação de temor é uma reação humana universal e que é explicada de forma biológica como sendo um mecanismo de proteção dada ao indivíduo como forma de reação ao perigo. Emoção esta, que se manifesta frente a uma ameaça contra o corpo ou a algo maior.

O homem tem pavor do que não conhece e do que não se pode dominar. Aquilo que não sabemos ou não experimentamos pode ocasionar uma tensão enorme intimamente. Ao longo dos anos a tentativa de domínio do homem sobre os animais e a natureza foi intensa, uma vez que algo inexplicável ele buscava o entendimento. E quando uma coisa não se podia explicar de forma racional ele levava para o misticismo. O poder de superar e desafiar o pânico do novo foi enfrentado pelo homem de várias maneiras.

A ciência elucida vários fenômenos e um deles é buscar a origem do sentir medo ao desconhecido. Para muitos é uma forma de defesa e cautela, mas não se deve deixar esta sensação dominar e guiar o rumo das coisas. Tentar se precaver do incógnito é normal desde que não vire algo paranoico ou doentio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *