Por Que Existem Pessoas Avarentas?

As pessoas que possuem este tipo de comportamento são conhecidas por pão-duro, mão de vaca, unha de fome, fominha, mão de finado, quer dizer são inúmeras as denominações na língua portuguesa para chamá-las.

Ela é uma questão de sobrevivência para todas as espécies. É considerada um pecado capital e ao mesmo tempo há duas formas de percebê-la e diferenciá-la. Existe a avareza do bem que garantiu a evolução e presença do homem no planeta e que fez o ser humano poupar e se prevenir para as adversidades do meio.

Há também o avarento de comportamento e passa a ser compulsivo por achar que tudo deve ser poupado e escondido. Como reconhecer uma pessoa com transtorno de avareza? Vejamos algumas atitudes e comportamento: raramente compra roupas novas, aceita todos os convites para comer na casa de alguém, não empresta nada a ninguém por medo de não devolverem, esconde comida dos outros, aproveita tudo o máximo que pode e guarda tudo que não tem mais necessidade para reaproveitar. Os ricos avarentos têm um grande medo de serem pobres e economizam.

A ciência tenta buscar explicações para este tipo de comportamento em algumas pessoas e o que já foi descoberto é que tem algumas áreas do cérebro que elas podem desencadear e aumentar a cobiça e o desejo de forma desenfreada. É preciso saber dosar e saber lidar com pessoas com este tipo de comportamento, apesar de muito difícil a aceitação destas pessoas no meio social.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *