Por Que As Lesmas E Os Caracóis Derretem Com O Sal?

O sal é uma substância que possui como uma de suas características químicas a higroscopia, ou seja, uma grande capacidade de absorção de água. Quando colocado em um ambiente úmido, a tendência é que o sal “chupe” a água do local através de um efeito conhecido como osmose.

As lesmas e os caracóis são moluscos, então possuem um corpo frágil e mole, os primeiros não possuem proteção e os segundos sim, apresentando uma concha. A pele desses animaizinhos de jardim são viscosas e não são estratificadas – fazendo mais fácil a ocorrência da osmose, perda de água para o meio. Essa característica da pele das lesmas e caracóis fazem com que elas sejam muito sensíveis à desidratação. Mesmo sendo sensíveis ao sal, essa pele é essencial a esses animais, pois é uma parte fundamental do aparelho respiratório, facilitando a entrada e saída de gases.

A propriedade de higroscopia da sal somada à alta sensibilidade à desidratação dos moluscos de jardim fazem com que, ao jogarmos sal em cima de seus corpos, ocorra o fenômeno da osmose. Esse efeito é conhecido popularmente pelo derretimento das lesmas e caracóis.

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *