Por Que A Terra Gira?

A Terra gira em torno de si mesma a 1224 km/h, e essa volta completa que dura 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos é chamada de Rotação. É graças a ela que temos o dia e a noite. Isso acontece com todos os planetas, com durações e em direções diferentes, desde que eles começaram a se formar.

Através da grande explosão que originou o Universo, chamada de Big Bang, surgiram partículas que começaram a bater umas nas outras, o que dava início aos movimentos de rotação. Essas partículas foram formando nuvens de gases, poeira e pedras e se transformaram em planetas, que nunca deixaram de rodar.

Mas por que a Terra não parou mais de girar? Para que isso acontecesse, seria necessário que uma força muito grande fizesse o planeta frear, e essa força nunca existiu.

Além do movimento de rotação, a Terra também gira em torno do Sol a 107 mil km/h e esse movimento se chama Translação. Essa volta dura 365,256363 dias solares, e é por isso que existem os anos bissextos, para transformar em um dia a mais essa “sobra” de 0,256363 dia por ano. Esse movimento acontece porque a força gravitacional do Sol atrai a Terra para ele.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *