Por Que Grávidas Ficam Com Os Pés Inchados?

Grávidas, principalmente nas etapas mais avançadas da gestação, costumam ficar com os pés inchados. Muitas não conseguem nem mesmo calçar sapatos por conta disso, além de sentirem muita dor.

O nome disso é edema. Ele acontece porque, conforme a barriga vai crescendo, ela vai pressionando as veias da pélvis. Uma dessas veias se chama veia cava e ela é a responsável pela circulação do sangue nos membros inferiores. Quando ela é pressionada, essa circulação é prejudicada. Além disso, há uma maior retenção de líquidos no organismo durante a gestação devido ao excesso de hormônios.

Então, por conta da pressão do sangue nas pernas, a água retida no corpo acaba descendo para os pés, causando o inchaço.
Para amenizar o problema, é necessário diminuir o consumo de sal (pois ele aumenta a retenção de líquidos), fazer exercícios físicos na água (eles melhoram a circulação) e, ao fim do dia, deitar-se mantendo os pés para cima sobre algum apoio, para que o sangue volte mais facilmente das pernas para o coração.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *