Por Que Tomate É Fruta E Morango Não?

Tomate apesar de ser consumido e considerado um legume ele é uma fruta, o que é uma surpresa para muitos morangos NÃO são frutas, ele é um pseudofruto, ele tem a estrutura de uma fruta mais seu desenvolvimento não é no ovário da planta.

Fruto é tudo que nasce do ovário da planta, o ovário da planta é onde se encontra as sementes, os tomates nascem das sementes. Pode confundir um pouco pelo gosto do tomate, sempre que pensamos em fruta lembramos de algo docinho ou que é um pouco azedo, mas o açúcar não se encontra sempre presente na composição da fruta.

Não é apenas o tomate que são chamados de legumes mais são frutas, como: Pimentão, Pepino, Abobrinha e quiabo, fazem parte do mesmo grupo de frutos.

Morangos são pseudofrutos, por causa da parte avermelhada que comemos, eles não se desenvolvem no ovário da planta como uma fruta tem que se desenvolver, eles nascem a partir de um tecido que é desenvolvido em outras partes florais.

Exemplos de outras frutas que são pseudofrutas: Maçã, abacaxi e Caju.

Obs:
Pseudofruto também é conhecido como fruto falso, é quando uma fruta nasce a partir da flor que brota da árvore, assemelhando a consistência de uma fruta.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *